O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. Nessa data, os católicos recordam a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia - que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
História de Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus. O termo Fátima faz referência à cidade de Fátima, local onde ocorreu a aparição, que fica a 130 km de Lisboa, capital de Portugal.
Nossa Senhora a de Fátima apareceu pela primeira vez aos pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia no dia 13 de maio de 1917.
Depois disso, começou a aparecer todos os meses no dia 13, ou seja, 13 de junho, 13 de julho, 13 de agosto, 13 de setembro e, pela última vez, em 13 de outubro, totalizando 6 aparições.
Durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora.
À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar.
Em 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, em Portugal, milhares de pessoas teriam presenciado o "Milagre do Sol", onde o astro teria dado voltas no céu.
Francisco e Jacinta morreram jovens, mas Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até a idade de 97 anos.
Francisco e Jacinta foram canonizados pelo Papa Francisco, em 13 de maio de 2017, ano do centenário das aparições.
Segredos de Fátima
Nossa Senhora de Fátima também é conhecida como a "Santa dos Segredos", pois teriam sido revelados três segredos aos pastorinhos.
Os dois primeiros se referiam a uma visão do inferno e à Rússia, que acabava de adotar o socialismo como regime de governo.
O terceiro, que deu origem a diversas especulações, fazia menção a um atentado que um pontífice sofreria. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo.
Nossa Senhora de Fátima no Brasil
Trazida pelos imigrantes portugueses, a devoção a Virgem de Fátima rapidamente se tornou uma das devoções marianas mais populares no Brasil.
Os fiéis costumam organizar novenas ou trezenas em honra deste título de Nossa Senhora e, apesar de não ser dia santo de guarda, muitos fiéis vão à missa.
Há várias paróquias e capelas que tem Nossa Senhora de Fátima como padroeira. É comum encontrar a sua imagem nas igrejas brasileiras, o que faz com que Nossa Senhora de Fátima seja tão popular como Nossa Senhora Aparecida.
Em 2008, em Fortaleza, capital do Ceará, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja autoria é de Franciner Macário Diniz.
Em 2011, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, foi construída uma réplica da Capelinha das Aparições que se encontra no Santuário de Fátima, em Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário