quinta-feira, 30 de novembro de 2023

REFLEXÕES SOBRE O DIA DO TEÓLOGO - 30 DE NOVEMBRO

 







Qual a semelhança entre Oprah, Silvio Santos, qualquer um dos presidentes dos Estados Unidos Mexicanos, um estudante de filosofia de uma faculdade particular do Maranhão, Billy Graham, eu e você?

Além do fato de que todos somos humanos e, portanto, imagem e semelhança de Deus, todas estas pessoas (na verdade todas as pessoas do mundo) possuem em si um senso de realidade moldado por aquilo que acreditam, amam, estudam, pesquisam, etc.

Qual a semelhança entre Oprah, Silvio Santos, qualquer um dos presidentes dos Estados Unidos Mexicanos, um estudante de filosofia de uma faculdade particular do Maranhão, Billy Graham, eu e você?

Além do fato de que todos somos humanos e, portanto, imagem e semelhança de Deus, todas estas pessoas (na verdade todas as pessoas do mundo) possuem em si um senso de realidade moldado por aquilo que acreditam, amam, estudam, pesquisam, etc.

O que acreditamos faz parte de como vemos a realidade, e revela como adquirimos conhecimento e quais fontes de conhecimento podemos experimentar. Dentro disso, o entendimento mais importante de qualquer pessoa, ainda que muitos não percebam, é a forma como essa pessoa enxerga a Deus.

O Apóstolo Paulo diz em Romanos 1.18-28 que Deus se faz conhecido nos céus e em toda a sua criação, porém, a humanidade suprime a verdade divina de maneira proposital, fazendo aquilo que o Senhor ordenou que não fizessem. Podemos tirar algumas implicações desse texto:

1 - É possível conhecer a Deus;

2 - Deus se faz conhecido. Ou seja, Ele se revela a nós;

3 - A humanidade conhece a Deus;

4 - A humanidade deturpa o conhecimento de Deus;

5 - Por terem deturpado o conhecimento de Deus, a humanidade segue a vida à sua própria maneira.

Onde podemos chegar ao observar isso? A importância e a forma como vemos o mundo se dá, primariamente, na forma como vemos e conhecemos a Deus. Esta última parte é o que a igreja através dos séculos vem chamando de teologia, e os seus estudantes, professores, e aplicantes são chamados de teólogos.

Em seu livro "Somos todos teólogos: uma introdução à teologia sistemática", o saudoso pastor e doutor R.C. Sproul nos trás o seguinte pensamento:

"A questão real diz respeito ao valor de todo este estudo. Muitas pessoas acreditam que o estudo teológico tem pouco valor. Elas dizem: 'Não preciso de teologia; preciso apenas conhecer a Jesus'. Mas teologia é inevitável para todo cristão. É nossa tentativa para entendermos a verdade que Deus nos revelou - algo que todo cristão faz. [...] É importante estudarmos e aprendermos porque Deus fez grande esforço para se revelar ao seu povo. Ele nos deu um Livro, que não deve ficar quieto numa prateleira exercendo pressão sobre flores secas, mas deve ser lido, examinado, meditado, estudado e, principalmente entendido." (Destaque próprio)

No dia 30 de Novembro, celebramos o Dia do Teólogo, um dia para lembrarmos de nossos pastores, presbíteros, e todo cristão que se debruça sobre as Escrituras no intuito de fortalecer e edificar a igreja do nosso Senhor. Mas não apenas isso, este dia deve nos lembrar que todos os cristãos são teólogos e fazem teologia, desde indo a uma Escola Bíblica Dominical e fazendo suas anotações, quer cantando um hino ou música, quer no seu carro, quer durante o culto público na igreja, ou mesmo pregando ou escutando uma pregação, lendo sua Bíblia em seu quarto antes de dormir ou a ouvindo por meio de algum aplicativo de celular. Portanto, todo cristão deve buscar conhecer a Deus e querer conhecê-lo cada vez mais!

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2Timóteo 3.16-17). 

Texto recolhido da internet:https://ump.org.br/blog/reflexoes-sobre-o-dia-do-teologo-30-de-novembro

AAPP NOTÍCIAS - Newton


Nenhum comentário: