sexta-feira, 2 de junho de 2023

DIA INTERNACIONAL DA PROSTITUTA

Dia internacional da Prostituta é uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração. O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 100 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação.[1] O Dia da Prostituta é celebrado anualmente desde 1976 no dia 2 de junho.

Contexto histórico

A partir dos anos 70, as agências policiais mantiveram as prostitutas em França sob crescente pressão. As represálias da polícia forçaram as mulheres a trabalhar em segredo. Como resultado, a proteção relativa da observância pública acabou e as meninas se viram confrontadas com um aumento da violência contra elas por cafetõesclientes e policiais. Depois de dois assassinatos e falta de vontade do governo para melhorar a situação das prostitutas, estas ocuparam uma das igrejas locais em Lyon - Saint-Nizier, na rue de Brest - e entraram em greve. Depois de oito dias, a igreja foi liberada pela polícia. O evento é considerado como o ponto de partida de um movimento de putas.

Hoje

A situação atual das trabalhadoras do sexo não tem melhorado desde 1975 documentou uma leitura intitulada "Mulheres sem quartos", em 29 de Maio 2011, realizada em BochumAlemanha. A leitura foi dedicada aos profissionais do sexo da cidade vizinha Dortmund, na qual queriam suprimir as prostitutas da vida pública com meios semelhantes aos de 1975, em Lyon.


recolhido de:https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Prostituta


AAPP NOTÍCIAS - NEWTON


Nenhum comentário: