Prezado Aniversariante,
AAPP NOTÍCIAS - Newton
Prezado Aniversariante,
A Rádio MEC preparou uma programação especial para sexta–feira, dia 30 de abril, quando o mundo comemora o Dia Internacional do Jazz.
A partir da meia-noite de quinta para sexta, a emissora vai tocar ao menos uma peça de jazz a cada hora. E das 18h às 23h59 da sexta, a programação fica exclusivamente voltada para o gênero.
Na madrugada de quinta-feira para sexta–feira, à 0h, o Acervo Rádio MEC relembra os programas sobre jazz já realizados pela Rádio. A seleção abrange de Paulo Santos e seu “Em Tempo de Jazz”, nos anos 1940, ao "Momento de Jazz", com apresentação de Nelson Tolipan, veiculado pela emissora até 2018.
Ao meio-dia de sexta, o Concerto MEC apresenta “O Jazz na Música Clássica”, especial que reúne obras de George Gershwin e de outros compositores que transitaram entre os dois gêneros.
O Antena MEC, às 18h, traça um panorama do atual cenário de jazz no Brasil. O programa traz entrevistas exclusivas com músicos e entusiastas do gênero, além de uma playlist com o melhor do jazz nacional.
Das 20h às 22h, o Jazz Livre! apresenta os clássicos do jazz e toca as mais pedidas pelos ouvintes.
Sobre o Dia Internacional do Jazz
Reconhecido em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2011, o O Dia Internacional do Jazz busca destacar o jazz e seu papel diplomático de unir as pessoas em todas as partes do globo. A ideia partiu do pianista de jazz Herbie Hancock, também embaixador da boa vontade da UNESCO. A celebração, que acontece em todo 30 de abril, integra os calendários da UNESCO, das Nações Unidas e conta com uma vasta agenda cultural em quase 200 países no mundo.
A Rádio MEC integra o Sistema Público de Rádio, gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estação é sucessora da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que inaugurou a radiodifusão no Brasil em 1923, sob o comando de seu idealizador, o carioca Edgard Roquette–Pinto.
Especializada em música de concerto e jazz, a MEC dedica grande parte de sua grade à transmissão de música instrumental. A emissora leva ao ar grandes compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos, além das faixas especiais reservadas ao jazz e à música popular brasileira.
Os ouvintes do Rio de Janeiro podem conferir a programação nas frequências 99,3 MHz (FM) e 800 kHz (AM). Já em Brasília, a Rádio MEC ocupa os 800 kHz (AM). Os programas da Rádio ficam disponíveis na Internet pelo aplicativo EBC Rádios (Android e iOS) e no site radiomec.ebc.com.br.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil.
Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais.
Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos.
Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial.
O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia, seja em escolas ou em instituições, com foco na luta pela igualdade.
O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, através da lei nº 6.791, de 9 de junho de 1980.
A escolha da data é o dia do nascimento de Jerônima Mesquita, sendo assim uma homenagem a essa enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil e que colaborou na criação do Conselho Nacional das Mulheres.
Além disso, Jerônima também foi a fundadora do Movimento Bandeirante, cujo principal objetivo era promover a inserção da mulher na sociedade em áreas diversas.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
O Dia do Ferroviário é comemorado no dia 30 de abril. Essa é uma homenagem a todos os que trabalham em estradas de ferro.
A escolha da data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, essa foi a primeira linha de ferro brasileira.
Essa estrada ferroviária, que tinha aproximadamente 14 km, iniciava no Rio de Janeiro e terminava em direção à Petrópolis.
Isso acontece pelo fato de 30 de setembro ser a data da criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o que aconteceu em 1957.
Assim, alguns ferroviários escolhem esse dia para realizar atividades que visam valorizar o trabalho desses profissionais tão importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Durante alguns anos, o trem foi o principal meio de transporte utilizado no Brasil. Era através das ferrovias que as mercadorias chegavam aos mercados consumidores, bem como aos portos.
O desenvolvimento das ferrovias foi gradual até à década de 20. Foi assim até o setor rodoviário começar a crescer no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).
Mas, ainda hoje, as ferrovias desempenham um papel fundamental no País. O transporte de cargas por este meio reduz o número de caminhões nas estradas, ao mesmo tempo que reduz a poluição do ar.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril.
Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.
Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.
Por ser um arte presente em todas as culturas, homens e mulheres de várias nacionalidades elevaram à dança a um nível de excelência. Alguns exemplos de grandes bailarinos:
Escolas de dança e instituições culturais costumam promover workshops, palestras e demais atividades que colocam a dança como pauta principal dos debates artísticos.
Várias companhias de dança abrem as portas para que o público possa presenciar os ensaios e as dura rotinas de treino de um grupo profissional.
Como era de se esperar, muitos espetáculos e apresentações de dança são comuns como forma de comemoração desta data.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
O Dia da Empregada Doméstica é comemorado anualmente em 27 de Abril.
A data celebra as profissionais responsáveis pela arrumação e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar, por exemplo.
A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. No entanto, mesmo sendo oficializada, muitos profissionais da área reclamam das condições de precárias de trabalho.
Caracteriza-se como empregada doméstica quem trabalha durante cinco dias numa residência. Estima-se que 4% dos lares brasileiros tenham empregadas domésticas mensalistas.
O Dia Nacional da Empregada Doméstica é comemorado em 27 de Abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das empregadas(os) domésticas(os).
Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou desde os seus 12 anos de idade até sua morte para uma família italiana.
Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava sempre o seu (pouco) dinheiro para oferecer aos menos favorecidos que sempre batiam à porta da família para a qual trabalhava.
A empregada doméstica morreu em 27 de Abril de 1271, e devido a seu exemplo de santidade, o Papa Inocêncio XII a canonizou em 1696 e declarou-a como a "Santa das Empregadas Domésticas".
O Dia Mundial do Design Gráfico é comemorado em 27 de abril.
O World Graphics Day é uma iniciativa do International Council of Graphic Design Associations (ICOGRADA), que desde 1995 celebra esta data em memória da fundação desta instituição, em 27 de abril de 1963.
Além disso, o Dia Mundial do Design Gráfico visa homenagear esta profissão, essencial para a comunicação visual no mundo.
Aliando técnica e criatividade, o designer gráfico é capaz de criar produções visuais que ajudam a transmitir uma mensagem ou despertar emoções nas pessoas.
O trabalho do designer gráfico é aplicado nos mais diferentes setores, desde o setor da publicidade e propaganda, passando por editoras, diagramação de livros e revistas, elaboração de cartazes, etc.
Alguns profissionais do designer já tem suas criações em nossa memória coletiva. Veja alguns exemplos:
Além do Dia Mundial do Design Gráfico, os designers brasileiros comemoram também o Dia do Designer Gráfico, em 5 de novembro.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
Prezados Peladeiros,
Para conhecimento de todos e registros em nossos acervos, publicamos a seguir os assuntos tratados na preleção do dia 24/04/21.
1. ANIVERSARIANTES DA SEMANA
2. PETISCOS DO DIA
3. DEVEDORES DE UNIFORMES
4. NOSSO QUADRO
5. EXTRAVIO DE BOLAS
6. INADIMPLÊNCIA
Prezados Peladeiros,
Para conhecimento de todos e registros em nossos acervos, publicamos o resumo da pelada do dia 24/04/21
1. EQUIPES
2. RESULTADO, GOLES E CARTÕES
3. PELADEIROS QUE NÃO COMPARECERAM
4. PELADEIROS QUE NÃO VOTARAM
5. SELEÇÃO DA RODADA
6. DESTAQUE DA RODADA
7. EXCLUÍDO DA VOTAÇÃO
8. PERDERAM A VOTAÇÃO
9. MÚSICA NO BLOG
10. ERROS DE VOTAÇÃO
11. AVALIAÇÃO DO APITO
AAPP NOTÍCIAS
Newton
O engraxate vai muito além da pessoa que engraxa, passa panos e escova os calçados de alguém. Pois sua presença dá um brilho especial no centro das grandes cidades. Arqueólogos e Historiadores dizem que esta profissão nasceu na Idade Média, onde funcionários especiais cuidavam dos calçados dos reis. Na mesma época existiam meninos, nas vilas e aldeias, que cuidavam dos sapatos das pessoas em troca de comida. Porém o caso mais conhecido sobre o ofício de engraxate data de 1806. Reza a lenda, que naquele mesmo ano em Nápoles, um general francês socorreu uma senhora que estava passando mal na rua. Como agradecimento, o neto desta idosa, que era um adolescente muito carente, poliu em sinal de respeito as botas do general. O militar ao ver o estado de pobreza que o rapaz vivia, recompensou o pobre com uma moeda de ouro e disse: – Limpe e lustre os sapatos das pessoas, cobre por isto e sua vida mudará. Deste jeito, o rapaz fez um caixote de madeira e passou a engraxar os calçados do povo em troca de dinheiro. Por volta de 1877, após a imigração italiana na cidade de São Paulo surgiram os primeiros engraxates profissionais no Brasil. Eles eram adolescentes italianos que percorriam as ruas com caixas de madeiras com suas latas, escovas e panos. Em Curitiba, também no final do século dezenove, adolescentes italianos também se transformaram em engraxates num local onde hoje é conhecido como Rua XV de Novembro. No período da Segunda Guerra Mundial surgiram os “sciusciás”, jovens que lustravam os calçados dos militares. Mas que também vendiam outros produtos juntos, como: jornais, cigarros, doces e fotos de moças sensuais. A vida destes engraxates foi tema do filme, Sciusciá, dirigido por Vittoria de Sicca em 1946. As cadeiras de engraxates foram criadas por Morris Kohn em 1890. Dizem que ele criou estas cadeiras porque ficou preocupado com as colunas destes adolescentes. Vários artistas e famosos, antes do sucesso, já exerceram a função de engraxate, são os casos do Rei Pelé, o ator Ary Fontoura e do fotógrafo e cineasta, Pavani, da AMP Produções. Pavani trabalhou como engraxate na sua adolescência e disse que esta experiência foi essencial para desenvolver sua habilidade como fotógrafo. Pois um engraxate precisa ter sensibilidade para enxergar o outro além dos próprios olhos. Afinal muitas pessoas contam histórias enquanto têm seus sapatos lustrados. Hoje, infelizmente, esta é uma profissão que está caindo na extinção. Em Curitiba, na Rua Quinze de Novembro, bem na famosa Boca Maldita, algumas cadeiras de engraxates ainda resistem. A abertura do mercado de trabalho, o estímulo de programas como “Jovem Aprendiz”, a inovação da Tecnologia e mudanças na moda colaboram para que a função de engraxate desapareça.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
O Dia do Goleiro é comemorado anualmente no Brasil em 26 de abril.
A data homenageia a função do responsável por defender o gol durante os jogos de futebol. Uma posição única e de grande responsabilidade!
"Ele é o único que tem o privilégio de acariciar a bola com a mão, e depois de uma bela defesa, rolar abraçado com ela pelo gramado! Parabéns, goleiro!"
"Ser goleiro é ser herói e vilão. É querer evitar o inevitável sempre achando, lá no fundo, que dava pra defender o mais indefensável dos chutes. É jogar um jogo coletivo de forma quase individual e depois de uma grande defesa, ainda que não te agradeçam, saiba que você é tão importante quanto o atacante. É saber dizer, que falhas fazem parte, pois só quem joga lá sob as traves, sabe o quanto defesas que parecem fáceis, podem ser bem mais difíceis do q se espera. Enfim, ser goleiro é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo vc deve evitar." (Desconhecido)
O Dia do Goleiro é celebrado em 26 de abril em homenagem à Aílton Corrêa Arruda, mais conhecido como o "goleiro Manga", consagrado como um dos melhores goleiros da história!
Manga nasceu em 26 de abril de 1937 e defendeu times como o Sport do Recife (onde tudo começou, na verdade), Botafogo, Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, entre outros. Com tanto talento, claro que não podia deixar de defender a Seleção Brasileira, em amistosos e em Copas do Mundo.
A ideia de criar o Dia Nacional do Goleiro surgiu em 1975, a partir de uma iniciativa dos Professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, Raul Carlesso e o capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso era o preparador físico da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 1974 e foi o pioneiro em desenvolver uma preparação especial para os goleiros no Brasil.
No começo, a data foi comemorada em 14 de abril, porém, no ano seguinte (1976) alteraram para 26 de abril, homenageando o goleiro Manga.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril.
Esta data foi instituída pela Lei Nº 10.439, de 30 de abril de 2002.
O objetivo da comemoração é conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.
A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.
Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).
Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.
Normalmente, nesta data, o Ministério da Saúde e hospitais desenvolvem uma série de campanhas publicitárias que ajudam a fazer a população entender as causas e efeitos que a hipertensão pode provocar para a qualidade de vida da pessoa.
O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma "assassina silenciosa".
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton
Prezado Aniversariante,
Prezados Peladeiros,
Para conhecimento de todos e registros em nossos acervos, publicamos o resumo da pelada do dia 17/04/21
1. EQUIPES
2. RESULTADO, GOLES E CARTÕES
3. PELADEIROS QUE NÃO COMPARECERAM
4. PELADEIROS QUE NÃO VOTARAM
5. SELEÇÃO DA RODADA
6. DESTAQUE DA RODADA
7. EXCLUÍDO DA VOTAÇÃO
8. PERDERAM A VOTAÇÃO
9. MÚSICA NO BLOG
10. ERROS DE VOTAÇÃO
11. AVALIAÇÃO DO APITO
AAPP NOTÍCIAS
Newton
O Dia do Descobrimento do Brasil é comemorado em 22 de abril, e não é um feriado nacional. Esta data marca a chegada dos navegadores portugueses ao território brasileiro pela primeira vez no ano de 1500.
Embora não seja feriado nacional, o descobrimento do Brasil, devido ao seu valor histórico, faz parte do nosso calendário e é abordado principalmente nas escolas.
Oficialmente, o descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, pois era o chefe da expedição que chegou às terras brasileiras. Entretanto, o termo é usado apenas como referência, já que quando os portugueses chegaram o país era habitado por várias comunidades indígenas. Estima-se que existiam no Brasil aproximadamente cinco milhões de índios naquela época.
Segundo relatos históricos, os portugueses chegaram ao Brasil em suas embarcações onde conhecemos hoje como a cidade de Porto Seguro na Bahia. Eles partiram de Lisboa, em Portugal, no dia 09 de março de 1500 pelo rio Tejo com dois objetivos principais: tratados comerciais com a Índia e explorar as terras onde seria a América.
Nesse período, Portugal promovia as Grandes Navegações que exploravam as possibilidades pelo oceano Atlântico e o descobrimento do Brasil faz parte de uma dessas expedições.
Sob o comando de Pedro Alvares Cabral, com 13 embarcações e cerca de 1500 homens, em 22 de abril de 1500 foi avistado o Monte Pascoal pertencente ao território brasileiro.
No dia seguinte, ao explorar o litoral, houve o encontro entre os portugueses e os índios, o que foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas.
No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil e extração das matérias-primas do país, como o pau-brasil, por exemplo, fazendo com que a comunidade indígena fosse fortemente escravizada.
O rei de Portugal na época, D. Manoel I, foi informado da descoberta através da carta escrita por Pero Vaz de Caminha.
Pêro Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral e sua carta contava à Corte Portuguesa sobre as belezas da Terra de Vera Cruz, o nome que inicialmente deram ao Brasil.
Na carta, Pêro Vaz de Caminha descreve a terra, os índios, a primeira troca de presentes entre eles, e a primeira missa celebrada em território brasileiro, em 26 de abril.
Como o Brasil inicialmente era chamado de Terra de Vera Cruz, a sua data de descobrimento foi fixada em 3 de maio coincidindo com o feriado da Santa Cruz baseada em uma interpretação de documentos do império feita pelo historiador português Gaspar Correia.
A publicação da carta escrita por Pero Vaz de Caminha, em 1817, pelo padre Aires de Casal fez com que a data da comemoração fosse mudada para 22 de abril.
Entretanto, com a proclamação da república, em 1889, ainda se manteve a data do descobrimento como feriado nacional no dia 3 de maio. A mudança para 22 de abril só foi realizada em 1930 no Governo de Getúlio Vargas, quando a data também deixou de ser feriado pelo decreto nº 19.488.
Alguns historiadores defendem que Pedro Alvares Cabral não teria sido o primeiro navegador a pôr os pés nas futuras terras brasileiras.
Supostamente, em 1498, o comandante Duarte Pacheco Pereira teria atingido o litoral brasileiro na atual região norte, explorando parte das terras que pertencem aos estados do Pará e do Maranhão.
Porém, essa descoberta teria sido guardada em segredo. Dois anos depois, em 1500, Cabral partia em direção às Índias quando foi surpreendido com o litoral daquilo que futuramente seria o estado da Bahia.
(recolhido da internet)
AAPP NOTÍCIAS - Newton